AliExpress e Magalu fecham acordo inédito e venderão produtos em ambos marketplaces; entenda
Mudança foi anunciada por meio de comunicado ao mercado; ações da varejista da família Trajano disparam
Marianne Paim
O Magazine Luiza comunicou ao mercado nesta segunda-feira (24) que fechou um acordo inédito com a plataforma de marketplace Aliexpress para a venda de seus produtos em ambos os marketplaces no Brasil. A estratégia veio para potencializar seu e-ecommerce, segundo a empresa da família Trajano.
+"Taxa das blusinhas": após aprovação no Senado, taxação volta a ser analisada na Câmara
Já a empresa chinesa divulgou que seus produtos da linha "Choice" estarão disponíveis na plataforma da varejista. Essa categoria representa o serviço de compras premium da companhia chinesa, que inclui produtos com "o melhor custo-benefício e velocidade de entrega", segundo comunicado.
A parceria deve começar no terceiro trimestre de 2024, mas as negociações começaram ainda no ano passado. No entanto, o mercado financeiro recebeu a notícia com certo ânimo. Às 12h (horário de Brasília), as ações da companhia, MGLU3, negociadas na Bolsa de Valores dispararam e chegaram a uma alta de 13% cotadas ao valor de R$12,27.
Como irá funcionar?
Sobre os tipos de produtos que serão vendidos na plataforma do Magalu, Frederico Trajano, CEO do Magalu e afirma que serão os "itens de cauda longa", como os produtos de beleza, eletrônicos e para escritórios.
As companhias infomaram ainda que os produtos 1P, aqueles que são vendidos direto para o consumidor final por meio de um e-commerce, do Magalu, serão distribuídos no Brasil através da plataforma do AliExpress.
"Serão vendidos, inicialmente, itens das categorias de bens duráveis, nas quais o Magalu é líder de mercado no Brasil, com capilaridade logística e multicanalidade, fortalecendo também as vendas do e-commerce com estoque próprio (1P) da Companhia"
Ao mesmo tempo, a companhia diz que oferecerá produtos do seu estoque próprio na plataforma brasileira do Aliexpress, também complementando "o sortimento oferecido por eles".
Programa Remessa Conforme
O acordo entre as duas empresas acontece em meio a discussão sobre a isenção do Imposto de Importação para compras de até US$ 50, incluindo o frete.
O Remessa Conforme é um programa criado pela Receita Federal que determina um tratamento aduaneiro diferenciado e a isenção de alíquota para marketplaces que optarem por se cadastrarem na iniciativa.
+"Taxação das blusinhas": confederações e outras 19 entidades pressionam Senado a aprovar medida
Em nota, Trajano reforça que a estratégia visa 'cruzar a fronteira' entre as operações.
"Os pedidos realizados no Magalu serão importados por meio do programa Remessa Conforme. A parceria potencializa duas das maiores audiências do e-commerce brasileiro, com mais de 700 milhões de visitas mensais nas duas empresas, e possibilita que o consumidor final tenha acesso a um amplo portfólio de produtos, com curadoria e serviço de qualidade";