Ações da Petrobras estão em queda na bolsa após troca de presidente na estatal
Jean Paul Prates foi demitido nesta terça-feira (14) em meio a atritos com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
As ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) estão em queda desde a abertura do mercado nesta quarta-feira (15). A desvalorização já ultrapassou os 9%. Na noite de terça (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu o ex-comandante da estatal Jean Paul Prates, em meio aos desentendimentos com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
As ações ordinárias (ON) (PETR3), que dão ao investidor poder de voto proporcional nas assembleias de acionistas, tiveram variação negativa (até às 11h) de 9,08%. As ações preferenciais (PN), que não oferecem participação nas assembleias, mas têm preferência na hora de receber os dividendos (PETR4), caíram -7,87%. A bolsa de valores brasileira, a B3, também abriu em baixa de cerca de 1%. A Petrobras é uma blue chip, como são chamadas as empresas mais negociadas no mercado acionário, e tem um peso relevante nos principais índices da bolsa. O dólar norte-americano está em alta, com alta de cerca de 0,50%, chegando ao valer R$ 5,16.