Saiba quem é Magda Chambriard, que deve assumir como nova presidente da Petrobras
Engenheira civil foi convidada para substituir Jean Paul Prates no comando da petroleira
A engenheira Magda Chambriard foi convidada pelo governo federal para substituir Jean Paul Prates no comando da Petrobras. O economista foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite de terça-feira (14), em meio aos desentendimentos constantes com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Com a saída de Prates, a Petrobras terá o sexto presidente em pouco menos de três anos. Desde abril de 2021, a petroleira já foi presidida por Roberto Castello Branco, Joaquim Silva e Luna, José Mauro Coelho, Caio Paes de Andrade, além de Jean Paul Prates.
Agora, o cargo deve ir para Magda Chambriard, de 67 anos, graduada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em engenharia química. Ela iniciou a carreira na Petrobras, em 1980, atuando na área de produção.
Em 2002, Magda ingressou na Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), onde assumiu a diretoria-geral 10 anos depois. Na gestão, retomou leilões para exploração de petróleo e liderou estudos técnicos pré-sal . Ela também focou em ações de segurança operacional, após o vazamento de petróleo na Bacia de Campos.
+ Petrobras aprova distribuição de 50% dos dividendos extras aos acionistas
Magda deixou o cargo em 2016. Desde então, participou como consultora em energia da Fundação Getúlio Vargas e atuou na Assessoria Fiscal Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ela também é sócia da empresa Chambriard Engenharia e Energia.