Vendas do comércio crescem 0,8% em novembro, diz Serasa Experian
Black Friday deu mais impulso ao meio eletrônico; 13º salário e Natal devem puxar o resultado de dezembro
As vendas do comércio em lojas e com atendimento presencial tiveram ligeiro crescimento em novembro: 0,8%. O dado faz parte do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, divulgado nesta 2ª(11.dez).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Mesmo considerando que o mês contou com impulso importante do período da Black Friday, o apelo da ocasião teve mais a contribuir com o chamado comércio eletrônico. "Como as promoções da Black Friday são mais dedicadas ao ambiente online, a data comemorativa não mexeu o ponteiro do índice, mas o número é positivo", avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Alta online
A alta no penúltimo mês do ano foi bastante inferior ao resultado de outubro (+1,7%), mas na visão dos analistas existe importância no fato de o indicador permanecer no terreno positivo. E a julgar pela especificidade da época do ano, vem mais impulso às vendas por aí. Exemplos: " a disponibilidade do 13º salário e o início das compras de Natal", completa Rabi.
Veja o levantamento dos últimos 12 meses no gráfico a seguir:
De setor em setor
O ramo de "Combustíveis e Lubrificantes" teve um crescimento de 3,7%. O segmento com a menor variação foi o de "Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas" (0,8%) e as quedas foram registradas em "Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática" e "Material de Construção". Confira no gráfico abaixo:
Na variação anual, o crescimento foi de 3,7%: o ranking de setores teve Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática com 5,8%; Combustíveis e Lubrificantes 5,5%; Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios 5,2%; Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas ficou com 3,8% do total; Material de Construção ficou com 1,9% e Veículos, Motos e Peças com 1,3%.
Leia também