Entrada de turistas no Brasil alcança patamar semelhante ao período pré-pandêmico
Quase 410 mil viajantes desembarcaram no país em outubro; argentinos lideram lista
Dados do Ministério do Turismo mostram que o Brasil recebeu quase 410 mil turistas internacionais no mês de outubro, patamar semelhante ao mesmo período no pré-pandêmico, quando 413 mil estrangeiros entraram no país. Se comparado com o acumulado de 2022, a entrada de turistas este ano cresceu 74%.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o balanço, entre os principais visitantes estrangeiros que estiveram no Brasil em 2023 estão os argentinos, com 1,51 milhão. Posteriormente, aparecem os norte-americanos, com pouco mais de 483 mil visitantes, seguidos pelos chilenos e paraguaios, ambos com pouco mais de 311 mil turistas.
A expectativa é que a entrada de turistas estrangeiros no país, que está em 4,78 milhões, se aproxime de 6 milhões até o fim de 2023. Em relação a rendimentos, espera-se que o ano termine com um recorde histórico, uma vez que, de janeiro a setembro, os viajantes estrangeiros já injetaram mais de R$ 24,6 bilhões na economia brasileira.
+ Nova temporada de cruzeiros prevê movimentar R$ 5 bilhões na economia do país
"Claramente temos melhoria no ambiente econômico, com alta na previsão do PIB e redução de juros; no social, com a garantia de direitos, como o bolsa família, e no compromisso com a sustentabilidade e meio-ambiente. Isso tudo impacta na imagem do Brasil lá fora. Temos muito a oferecer", disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.