Confiança do empresário industrial tem queda de 1,4%
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador das expectativas para os próximos seis meses segue apontando otimismo
A confiança do empresário da indústria brasileira caiu 1,4 ponto na virada de setembro para outubro.O resultado faz parte do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), levantado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O recuo trouxe o principal indicador deste termômetro de 51,9 pontos no mês passado para 50,5 pontos agora.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apesar da queda, a indústria segue confiante: pontuações acima dos 50 pontos são o parâmetro que divide o sentimento do industrial. Como a régua vai de 0 a 100 pontos, acima da mediana o demonstrativo "tende" a apontar otimismo. Em dois meses consecutivos, a medida da CNI registra duas quedas seguidas, ou um total de 2,7 pontos perdidos no período.
O Índice de Condições Atuais recuou 1,7 ponto para 45,6 pontos. Ao cair para mais abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o indicador de outubro reflete uma avaliação de piora mais intensa e disseminada das condições atuais da economia brasileira e das empresas, na comparação com os últimos seis meses.
O Índice de Expectativas caiu 1,2 ponto para 53,0 pontos, acima da linha divisória dos 50 pontos indicando otimismo da indústria para os próximos seis meses. Porém, a queda indica que o otimismo ficou mais fraco e menos disseminado em outubro.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) consultou 1.32 3 empresas, entre elas 547 de pequeno porte, 483 de médio porte e 293 de grande porte, entre 2 e 6 de outubro de 2023.
Leia também