Publicidade
Economia

Brinquedos usados viram alternativa de economia para os pais

Confederação Nacional do Comércio estima que as vendas no Dia das Crianças passem dos R$8 bilhões no país

Imagem da noticia Brinquedos usados viram alternativa de economia para os pais
Duas crianças sentadas no chão de um brechó manuseando brinquedos
• Atualizado em
Publicidade

No último final de semana, antes do Dia das Crianças, o corre-corre foi grande na rua 25 de Março, o maior centro comercial da América Latina, localizada no centro de São Paulo. Os pais foram em busca de um presente especial para os filhos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Já comprei algumas coisas para minha neta que tem cinco aninhos, e já comprei também para o sobrinho, para o vizinho, e já vi outros presentes para o natal, já deixei engatilhado", disse o autônomo Francisco Pereira. 

O varejo está otimista com a data, a terceira mais importante para o setor. A estimativa da Confederação Nacional do Comércio é de que as vendas passem dos R$8 bilhões no país, superando o período pré-pandemia e com crescimento de 1,2% em relação ao ano passado. Em algumas lojas, as vendas devem crescer 8%. 

Diretor de marketing de uma loja de brinquedos, Marcelo Mouawad, conta com bons resultados de última hora e explica que o consumo das famílias tem mudado bastante nos últimos anos. 

"Existe um movimento dos pais que gostam de escolher brinquedos de quando eles eram crianças.Então quando a gente consegue fazer o relançamento de alguns produtos, a gente atinge uma memória afetiva, e consegue fazer muito sucesso". 

Outra alternativa do comércio para atrair o olhar dos consumidores que buscam por presentes mais baratos é o de brinquedos usados. São os famosos brechós, que trabalham no sistema de economia circular, como roupas de segunda mão. Segundo o Sebrae, este mercado cresceu quase 50% entre 2020 e 2021. 

Gerente de uma loja de brechós, Tabata Oliveira, diz que os brinquedos repassados aos clientes são de boa qualidade. 

"E é bom pra todo mundo porque a gente vende pela metade do preço de um brinquedo novo. Hoje em dia a gente sabe como é que tá a economia, então tudo é muito caro, tudo você paga imposto, e aqui tem a chance de economizar e trazer os brinquedos que o seu filho não usa mais".

Mãe de duas crianças, a assistente comercial Andreza Souza, já vem aplicando a estratégia financeira em casa e recomenda a alternativa. "Época de final de ano, de Dia das Crianças, saindo uma boa economia no bolso da gente, da população", afirmou. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade