Publicidade
Economia

Lixo ou resíduo reciclável? Brasil perde mais uma oportunidade, diz especialista

País recicla 3% dos resíduos, sendo que o potencial é de 30%, conforme secretaria de saneamento do governo federal

Imagem da noticia Lixo ou resíduo reciclável? Brasil perde mais uma oportunidade, diz especialista
BR
• Atualizado em
Publicidade

O Brasil produz mais de 82 milhões de toneladas de lixo por ano, conforme a secretaria de saneamento básico do governo federal. Lixo que deveria, na verdade, ser tratado como resíduo. Fato é que apenas 3% é reciclado. "Sendo que o potencial é de 30%. Quantas oportunidades de renda e empregos estamos perdendo?", analisa Jessica Doumit, diretora de relações institucionais da EuReciclo, que une cooperativas de reciclagem a empresas que querem fazer logística reversa.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A oportunidade a que ela se refere tem muitos exemplos. O Telines Basilio Junior, conhecido como Carioca, é um deles. Depois de 12 anos em situação de rua, o trabalho de catador foi reconhecido pela prefeitura de São Paulo como profissão. O envolvimento dele com uma cooperativa de catadores o fez se interessar pela administração. Fez o curso superior e hoje é presidente da CooperCaps. Hoje, umas das maiores do país, com quase 400 colaboradores.

A iniciativa da prefeitura paulista poderia ser seguida há muito tempo por outras administrações municipais. Desde 2010 existe o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que indica e assegura a estrutura que os governos devem ter para remunerar catadores.

Quer saber mais, acompanhe o Foco ESG 36:

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade