Estimativa do mercado para o PIB do Brasil sobe pela quinta semana seguida
Boletim Focus, divulgado pelo BC nesta 2ª, mantém projeção da Selic e inflação em 4,86% para este ano
A nova edição do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC) nesta 2ª feira (25.set), estima que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deverá crescer 2,92% em 2023. Há uma semana, a previsão era de uma alta de 2,89% neste ano e, há um mês, de 2,31%. Essa é a quinta semana consecutiva em que o mercado financeiro eleva as previsões de crescimento do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, deve encerrar 2023 em 4,86%, ou seja, a mesma projeção de sete dias atrás. Há quatro semanas, a estimativa do mercado era de 4,90%.
Também não houve variação, de uma semana para a outra, na estimativa sobre a taxa básica de juros, a Selic: segundo o boletim do Banco Central, ela terminará o ano em 11,75%. Há um mês a previsão segue a mesma.
O Focus aponta que o dólar deverá terminar 2023 valendo R$ 4,95, mesmo valor de uma semana atrás. Há um mês, a projeção era que o câmbio fechasse o ano em R$ 4,98.
O que é o Boletim Focus
- O Boletim Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas do mercado;
- Essas estimativas são coletadas até a 6ª feira anterior à sua divulgação;
- As projeções são de indicadores econômicos como: taxa básica de juros (Selic), o Produto Interno Bruto (PIB), o câmbio e a inflação oficial (IPCA);
- Ele é publicado toda 2ª feira pelo Banco Central.