Setor de tecnologia da informação segue contratando e mantém tendência
Mesmo após crise sanitária da covid-19, área está em alta, com crescimento na digitalização de serviços
Bianca Teixeira
A crise sanitária causada pela covid-19 levou milhões de pessoas a adotarem outras rotinas. Aos que era possível, o home office se tornou padrão e a digitalização dos serviços foi ainda mais impulsionada. Passados três anos, o setor de tecnologia da informação segue em alta e contratando.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O analista de suporte Maycon Oliveira, formado em sistemas da informação, mudou de empresa há seis meses. Mas a procura não demorou. "As empresas têm muitas oportunidades, né? A gente tem que se qualificar, o que falta é profissional qualificado no mercado de trabalho", disse.
Os setores da tecnologia da informação e transformação digital são os que lideram como o que mais demandam profissionais no mercado atualmente. Cerca de 46% das empresas brasileiras do segmento estão com vagas em aberto, segundo uma consultoria em recrutamento.
O ranking de vagas ainda conta com o setor de bens de consumo e serviços (40%) e finanças e imobiliários (38%). Esses resultados colocam o Brasil em segundo lugar entre os 41 países analisados. São Paulo e Minas Gerais tentem a contratar mais ao longo do último trimestre de 2023.
As vagas, porém, são resultado da combinação entre a necessidade desses serviços e à escassez de profissionais e talentos. "Cada vez mais os programas de trainee estão sendo intensificados dentro das empresas para que possam atrair essa mão de obra e qualifique, e o que é melhor: consiga absorver internamente essa mão de obra", pontuou Anna Padinha, especialista em recursos humanos.