BTG Pactual lidera lista de instituições com mais reclamações no BC
Queixas associadas ao uso, segurança e funcionalidade do cartão de crédito são as mais frequentes

Guto Abranches
O Banco Central (BCB) divulgou nesta 3ª feira (25.jul) o ranking das instituições financeiras com maior número de reclamações listadas a partir da comunicação dos clientes. No ranking alusivo ao segundo trimestre do ano, o BTG Pactua/ Banco Pan aparece em primeiro lugar, com 43,58 pontos. O conglomerado Bradesco vem em segundo, com 30,90 pontos. E em terceiro o banco Inter, com 29,38 pontos. Confira no gráfico abaixo a pontuação decrescente dos 15 primeiros colocados no levantamento.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Tipos de reclamações
No quesito que separa qualitativamente as irregularidades, aquelas que estão ligadas diretamente a confiabilidade, segurança e operações com cartões de crédito aparecem em primeiro na lista. E, neste caso, o conglomerado do banco Itaú lidera, com 335 ocorrências, de um universo total de 2.369. O Bradesco vem em segundo, com 260 reclamações. E o banco Inter em terceiro, com 231. Veja a lista das instituições que concentram o maior número de queixas:

Como funciona o ranking: entenda
1) Como é calculado:
- O Ranking é formado a partir das reclamações do público registradas nos canais de atendimento do Banco Central (BC): internet, correspondência, presencialmente ou telefone (145). As demandas são analisadas de forma amostral pelo BC.
- Participam do Ranking: bancos (comerciais, múltiplos, cooperativos, de investimentos), sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI), instituições de pagamento e administradoras de consórcio.
- Não participam as instituições cujo funcionamento não é autorizado pelo Banco Central, bem como as que estão em intervenção ou em liquidação.
- As instituições são classificadas pela ordem decrescente do índice de reclamações, ou seja, da mais reclamada para a menos reclamada.
2) Categorias e listagens:
- O ranking é dividido em duas categorias: Ranking de bancos, financeiras e instituições de pagamento e ranking de administradoras de consórcio
Leia também