Publicidade
Economia

Airbus fecha maior acordo de venda de aviões da história: 500 aeronaves

A encomenda da aérea indiana IndiGo é o maior pedido individual já feito no mercado internacional

Imagem da noticia Airbus fecha maior acordo de venda de aviões da história: 500 aeronaves
Maior venda de aviões da história
• Atualizado em
Publicidade

O primeiro dia do Paris Air Show -- uma das maiores exposições de aviação do mundo, famosa como Feira de Le Bourget -- já deixou um horizonte azul para o cenário dos negócios do setor. A Airbus, fabricante européia de aviões, fechou acordo firme para vender 500 aeronaves para a companhia aérea indiana IndiGo. É nada menos que a maior encomenda individual de uma aérea da história da aviação comercial. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os aviões pedidos a Airbus são da família A320. Com a contratação, o número de aviões da européia a compor a frota da IndiGo passa a ser de 1.330 aeronaves. A indiana é a maior companhia do setor naquele país, dedicada aos voos low-cost -- custo mais baixo -- e passa a ser o maior cliente de aviões A320 no mundo inteiro.

Com os novos contratos, a empresa espera que sua participação internacional cresça para quase 30% nos próximos anos, mas não especificou os números do pedido de hoje. O Airbus A321LR e o A321XLR, o último dos quais completou seu primeiro voo de teste há um ano, são as aeronaves perfeitas para ajudar a companhia aérea de baixo custo a expandir sua malha internacional. Sessenta e nove dos pedidos pendentes da IndiGo são para o A321XLR, que deve entrar em serviço no próximo ano. 

"Este pedido histórico marca um novo capítulo no relacionamento entre a Airbus e a IndiGo, que está democratizando viagens aéreas acessíveis para milhões de pessoas no mercado de aviação que mais cresce no mundo. É também um endosso retumbante da melhor da categoria A320" - Christian Scherer, diretor comercial da Airbus

Sobre a pandemia

É a primeira vez que o salão de Le Bourget acontece desde 2019. Como é realizada bianualmente, sempre em anos ímpares, a feira teve como obstáculo a pandemia de Covid-19, que eclodiu em 2020. Este ano o Paris Air Show acontece de 19 a 25 de junho e há um número particularmente grande de participantes na modalidade de start-ups apresentando seus conceitos de aeronaves elétricas de decolagem vertical. Outro interesse conjugado a este é a difusão de transporte aéreo de viés ecológico, considerado um filão para o fechamento de negócios ainda com grande potencial a ser explorado. 

Leia também 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade