Publicidade
Economia

Comércio físico tem terceiro mês seguido de queda, aponta Serasa Experian

No ano, a atividade do segmento acumula baixa de 1,3%; apenas 2 setores entre os 6 pesquisados subiram

Imagem da noticia Comércio físico tem terceiro mês seguido de queda, aponta Serasa Experian
Comércio tem nova queda
• Atualizado em
Publicidade

O Comércio nacional conseguiu se recuperar em parte das quedas dos meses de janeiro e fevereiro: em março de 2023, a atividade do segmento em geral teve queda de 0,2% e, sim, isso já foi sinal de alguma recuperação.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Levantamento da Serasa Experian apontou que as vendas do varejo físico, considerado âmbito nacional e todos os setores de atividade, caíram menos do que nos dois primeiros meses do ano. É a primeira "recuperação" desde a alta forte de novembro do ano passado, que marcou 2,2%. "Desde o início de 2023 a atividade varejista acumula retração de 1,3% sendo o mês de março o terceiro mês consecutivo de queda", comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Confira no gráfico abaixo os dados completos: 

Comércio Serasa
A queda de março atesta recuperação ante o mês anterior | Reprodução/SBT

Para o economista a maior parte da população ainda compra menos do que gostaria e, na maioria das vezes, concentra os gastos nas despesas de real necessidade.

"Dois dos principais fatores que ocasionam esse comportamento nas pessoas são a inadimplência e o encarecimento de insumos, bens materiais etc. Com a taxa de juros, que se manteve em 13,75% ao ano e, ainda assim, não conseguiu frear a inflação, encorajar o consumo se torna mais desafiador, e isso é sentido no fluxo de caixa das empresas brasileiras".

A análise por setor mostrou que apenas o de "Materiais de Construção", bem como "Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática", marcaram alta de 0,2% e 0,1%, respectivamente. Por outro lado, o segmento de "Veículos, Motos e Peças" teve o maior tombo, registrando queda de 4,6%.

Veja no gráfico a seguir as informações na íntegra: 

Serasa comércio
Apenas dois setores tiveram alta | Reprodução/SBT

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade