Concursos públicos devem aquecer o mercado de trabalho no Brasil
3 esferas de governo - federal, estadual e municipal - devem abrir mais de 100 mil vagas em 2023
Danúbia Braga
A empresa de ensino Gran fez um levantamento sobre a volta dos concursos públicos depois da pandemia e despertou a esperança de quem procura emprego, especialmente no setor público.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A pesquisa mostra que as três esferas de governos -- Federal, Estadual e Municipal -- devem abrir cerca de 400 editais com mais de 100 mil vagas em todo o país esse ano. Veja o número de vagas:
- vagas federais previstas: 58.867
- vagas estaduais e municipais previstas: 42.000
- inscrições já encerradas: 7.200
Os salários são variados, mas alguns bem atrativos, chegando até a 30 mil reais por mês. Só o governo federal já guardou 16 bilhões de reais, do orçamento de 2023, para contratar novos empregados, o que significa 60 mil novos cargos federais.
A professora de economia da FGV em São Paulo, Carla Beni, diz que durante a pandemia, com a paralisação dos concursos públicos, muitas vagas foram retidas. E também têm as vagas que foram abertas com os trabalhadores que se aposentaram durante esse período. Beni lembra que trabalhar para o governo ou em empresas públicas é um sonho de muitos brasileiros por causa da estabilidade e a qualidade de vida nesses locais.
A volta dos concursos
Com a tão esperada volta dos concursos dos governos, cresce a procura pelas escolas preparatórias desse tipo de qualificação para as provas. Em São Paulo, a professora Viviane Rocha, da Central de Concursos, diz que, além do maior número de candidatos que procuram a escola, eles estão mais conectados com as novas tecnologias e, com isso, aumenta também a concorrência na qualificação dos pretendentes ao emprego público.
A estudante Tamires Martins da Silva é uma das alunas da Central. Ela diz que estuda de segunda a sexta, três horas por dia. E mais seis horas aos sábados e domingos, em casa. Tamires vai concorrer a uma vaga no próximo concurso do Banco do Brasil. Para ela, o que mais lhe agrada na carreira pública é a estabilidade e o respeito às mulheres.
Guilherme Henrique Brito é outro estudante da Central de Concursos. Ele pretende entrar na Policial Civil e também sonha com a famosa estabilidade no emprego. Para isso, estuda todos os dias da semana, mesmo com pouco tempo disponível.
Leia também: