Reservas de petróleo no Rio de Janeiro crescem pelo segundo ano seguido
Com aumento de 13% em 2022, os estoques nacionais do litoral fluminense atingiram 83% do total do país

Guto Abranches
As reservas de petróleo do estado do Rio de Janeiro cresceram pelo segundo ano consecutivo em 2022. A constatação está incluída em levantamento produzido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). A expansão fechou o ano passado em 13%, elevando o volume disponivel no litoral fluminense para 83% das reservas nacionais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Rio de Janeiro respondeu ainda por 95% dos novos volumes oficializados nas reservas nacionais no ano passado. No estado se concentram 12 poços exploratóriios perfurados de um total de 17 em todo o país. A bacia de Campos, também no RJ, viu aumentar em 10% a perfuração de poços na região. Já a bacia de Santos, principal bacia petrolífera do país, aumentou em 13,5% sua produção, no comparativo entre dezembro 2022 e dezembro de 2021.
A plataforma de dados da Firjan, a produção média de petróleo no estado do Rio foi de 2,53 milhões de barris/dia no ano passado, alta de 7,5% em relação à 2021. Cerca de 85% do total nacional veio do estado. Desse total, o pré-sal forneceu cerca de 2 milhões de barris por dia.
Já a perfuração de poços marítimos no país caiu 27% em 2022; no estado do Rio de Janeiro, a queda foi de 22%.
Diesel e derivados
A produção de diesel e outros derivados no estado do Rio saltou 31% em 2022 quando comparada ao ano anterior.
Leia também
+ Bolsa fecha em ligeira queda em dia de turbulência pelo Credit Suisse