Confiança da indústria aumenta em 21 dos 29 setores, aponta CNI
Índice reflete otimismo dos empresários; próximos meses devem ser positivos
O empresário está mais confiante nos setores industriais. A informação é do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) divulgado nesta 6ª feira (24.fev) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na comparação mensal, a CNI registrou que a confiança avançou em 21 dos 29 setores industriais consultados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O indicador mostra que, em fevereiro de 2023, a confiança passou a ser positiva em 19 dos 29 setores. O levantamento indica alta da confiança em todas as regiões do Brasil, com exceção das indústrias do Sul. A região Norte passou de 51,7 pontos para 54,2 de janeiro de 2023 para fevereiro. Já a região Sudeste subiu de 47,7 pontos para 50,3 no mesmo período.
Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o Índice de Expectativas aponta que 22 dos 29 setores estão otimistas com relação aos próximos seis meses.
"Há uma reflexão disseminada de que a empresa estará melhor no futuro; no entanto, os dados mostram que ainda não foi possível recuperar a queda de confiança ocorrida nos últimos três meses", explica o economista.
Azevedo ressalta que essa confiança está apoiada apenas nas expectativas e não na avaliação das condições atuais. "Quando você analisa as condições atuais, a gente percebe que há uma piora. Vinte e sete dos 29 setores percebem uma piora das condições atuais. E essa avaliação se tornou mais negativa de forma geral na passagem de janeiro para fevereiro", disse.
O ICEI é baseado tanto nas expectativas quanto na avaliação das condições atuais dos negócios e da economia brasileira.
A confiança avançou em indústrias de todos os portes neste mês, mas o único avanço capaz de mudar o cenário negativo para positivo ocorreu nas grandes empresas, que possuem mais de 250 funcionários. Entre elas, o ICEI subiu de 49,7 pontos para 52 pontos.