Economia tem crescimento de 2,9% em dezembro de 2022
Na comparação mensal, PIB teve avanço de 0,2%; setor de serviços foi o responsável
Ana Karoliny Barros
A atividade econômica brasileira teve crescimento de 2,9% em dezembro de 2022, de acordo com Monitor do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado nesta 4ª feira (15.fev) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Em comparação com novembro de 2022, o PIB registrou avanço de 0,2%.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A coordenadora da pesquisa, Juliana Trece, ressaltou que o crescimento da economia é justificado pelo bom desempenho do setor de serviços, principalmente das atividades de alojamento, alimentação, saúde e educação privada, e serviços prestados às famílias e às empresas.
"Esta atividade, que foi uma das que haviam apresentado as maiores perdas devido à necessidade de distanciamento social no período da pandemia, impulsionou o PIB de 2022 graças à normalização das atividades sociais e aos estímulos fiscais dados à economia", disse.
Em 2022, o consumo das famílias cresceu 4%, de acordo com o monitor, alcançando o maior valor da sua série histórica iniciada em 2001. Na comparação anual, o PIB cresceu 1,4% em relação ao mesmo período em 2021.
Mesmo com saldo positivo, a pesquisa aponta que houve um desaceleramento da economia ao longo do ano, provocando uma retração de 0,2% no quarto trimestre. "Em consequência dos patamares elevados de juros e de endividamento das famílias, o quarto trimestre do ano encerrou em queda", afirmou Juliana.
A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 1,1% neste ano, apontando desempenho negativo apenas no setor de máquinas e equipamentos. Segundo a pesquisa, a FBCF atingiu seu maior nível após a recessão de 2014-2016.
A exportação de bens e serviços registrou crescimento de 6%. "Praticamente todos os segmentos contribuíram positivamente para este desempenho, à exceção da extrativa mineral", disse a FGV. Já a importação alcançou 0,9%.
Em valores, a produtividade econômica do Brasil foi de R$85.105 em 2022.