Como usar a ferramenta de Inteligência Artificial ChatGPT para o seu negócio?
O que eu gostaria de mostrar aqui nesse artigo é como o ele pode ser usado de forma estratégica pelos negócios
João Kepler
Com toda certeza você deve ter lido (ou quem sabe até mesmo já ter usado) o ChatGPT, ferramenta baseada em Inteligência Artificial que tem conquistado usuários e entusiastas mundo afora nos últimos dias. Sobre sua definição, controvérsias relacionadas ao velho dilema robôs x pessoas, direitos autorias e aplicabilidade em diferentes áreas, já existem centenas de textos que estão abordando essas questões. O que eu gostaria de mostrar aqui nesse artigo é como o ChatGPT pode ser usado de forma estratégica pelos negócios.
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Primeira constatação nesse sentido, as ferramentas baseadas em IA estão aprimorando a maneira como fazemos negócios. Existem muitos outros, mas bots de processamento de linguagem natural e IAs visuais generativas como DALLE2 estão avançando particularmente rápido. Dito isso, as empresas precisam pensar sobre como estão fazendo seu trabalho, quais produtos e serviços oferecem e como IAs como o ChatGPT podem aprimorar os fluxos de trabalho e oferecer melhores experiências aos clientes. Essas tecnologias permitem que as empresas automatizem tarefas, melhorem a eficiência e reduzam os custos operacionais.
A IA baseada em bate-papo, por exemplo, pode melhorar a forma como os humanos trabalham, automatizando tarefas repetitivas e, ao mesmo tempo, fornecendo interações mais envolventes com os usuários. Algumas áreas potenciais em que a IA pode ter um impacto significativo no futuro incluem: cuidados de saúde: a IA pode ser usada para analisar imagens médicas, auxiliar no diagnóstico e fornecer recomendações de tratamento personalizadas. No transporte, a IA pode ser usada para melhorar a segurança e a eficiência dos veículos autônomos. Na educação, pode ser usada para personalizar o aprendizado e fornecer suporte individualizado aos alunos. No mundo do varejo, a IA pode ser usada para melhorar a experiência do cliente, fornecendo recomendações personalizadas e automatizando tarefas como gerenciamento de estoque. E assim por diante, todas as áreas podem se beneficiar.
E se ainda não está claro para você como o ChatGPT pode ser usado dentro da sua empresa, algumas formas práticas são: Compilação de pesquisas; Elaboração de conteúdo de marketing; Brainstorming de ideias; Escrever código básico de computador; Automatizar partes do processo de vendas; Fornecer serviços de pós-atendimento quando os clientes compram produtos; Fornecer instruções personalizadas; Simplificação e aprimoramento de processos usando automação; Traduzir texto de um idioma para outro; Desenvolver o processo de integração do cliente; Aumentar o envolvimento do cliente, levando a uma maior fidelidade e retenção.
Mais ainda, se pretende implantar novas funcionalidades ou serviços dentro seu negócio, o ChatGPT pode te ajudar a dar início a redação publicitária (copywriting), otimização do SEO, criação de página de vendas (landing pages), na criação de newsletters, elaboração de sínteses ou FAQ, captação ativa de novos leads. Se você já pensou, ou travou antes na execução de alguma dessas tarefas, o momento de experimentar é agora. O futuro já chegou e está ao alcance de um clique.
Por fim, nunca é demais lembrar que independente do avanço e surgimento de novas tecnologias, é importante que as empresas sejam transparentes e responsáveis, garantindo a privacidade dos dados e evitando a discriminação. E, principalmente, é importante preparar os funcionários para o futuro do trabalho e colaborar com reguladores para desenvolver normas e regulamentos que garantam o uso ético e responsável das tecnologias. Com todos esses cuidados, as empresas podem aproveitar todo o potencial do ChatGPT para melhorar suas operações e alcançar melhores resultados.