Publicidade
Economia

Surgem mais de 230 mil novos MEIs em setembro, diz Serasa Experian

Com a criação de 316 mil novos negócios no país, geração é 5,2% menor do que no mesmo período do ano passado

Imagem da noticia Surgem mais de 230 mil novos MEIs em setembro, diz Serasa Experian
Micro Empreendedor
• Atualizado em
Publicidade

No mês de setembro o Brasil gerou 234.542 novos microempreendedores individuais (MEIs). O levantamento faz parte do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. O número, no entanto, é 8,3% menor do que há um ano. Confira no gráfico abaixo o resultado de acordo com a Natureza Jurídica das novas empresas. 

Em setembro foram criadas 234 mil MEIs no Brasil | Reprodução Serasa Experian 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News 

A explicação para a queda a um tempo combina elementos positivos e negativos, do ponto de vista da análise econômica. Negativo porque desempenho menos intenso é termômetro do andamento da economia, de qualquer forma. Mas há o que se enxergar como interpretação mais otimista. Menos abertura de MEIs é também decorrência de alguma melhora no cenário do desemprego. Principalmente quando consideradas as aberturas de empresas com esta natureza jurídica por pressão da realidade do mercado de trabalho. " A diminuição do desemprego com aumento da oferta de empregos formais, além da criação de postos de trabalho para absorver a demanda das empresas no final do ano, podem ter relação direta com a diminuição do empreendedorismo por necessidade", avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. " Essa tendência está sendo observada desde julho deste ano", ressalta ele.

Novos negócios 

Considerando todas as modalidades jurídicas, foram criados 316.238 novos negócios no Brasil em setembro. A variação anual também aponta queda, no caso de 5,2% sobre o mesmo mês de 2021. O setor de Serviços, como ocorre tradicionalmente, respondeu por 70,1% dos novos empreendimentos. E ainda conseguiu ampliar em 3,9 pontos percentuais a fatia pela qual responde no quadro gdral. Veja a geração de negócios em todos os segmentos no gráfico. 

Serviços ampliou fatia de geração de empresas no Brasil | Serasa Experian 

Resultados nas Regiões 

São Paulo abrigou 94.184 novas empresas criadas em setembro. Em segundo lugar aparece Minas Gerais, com 33.038 companhias. O Rio de Janeiro vem em terceiro, com 25.039. 

Leia também 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade