Rendimento e empregos crescem na indústria, mostra relatório da CNI
De setembro para outubro, o emprego subiu 0,3%; renda avançou 0,8% no período
SBT News
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta 6ª feira (2.dez) o resultado dos indicadores industriais em outubro. O emprego e o rendimento médio tiveram crescimento.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com o estudo, "o emprego industrial registrou crescimento de 0,3% em outubro de 2022 na comparação com setembro. É o primeiro resultado positivo após dois meses de recuo, que reverte a queda de 0,3% observada em setembro de 2022. Na comparação com outubro de 2021, a alta é de 1%. Após tendência de alta consistente iniciada em julho de 2020, o emprego industrial apresenta sinais de acomodação".
Já o rendimento médio dos trabalhadores da indústria mostrou avanço de 0,8% em outubro na comparação com o mês anterior. Segundo o levantamento, "a alta também é a quinta consecutiva, de forma que o rendimento médio real acumulou alta de 5% entre maio e outubro de 2022. Na comparação com outubro de 2021, o rendimento apresenta avanço de 7,6%", aponta a CNI.
O gráfico acima revela que "os índices relacionados a atividade industrial mostraram sinais mistos. Enquanto o faturamento registrou leve alta, o nível de utilização da capacidade instalada apresentou estabilidade pelo segundo mês seguido e as horas trabalhadas na indústria caíram pelo segundo mês consecutivo", conclui o estudo.