CNI diz que pequenas empresas "tiveram facilidade para comprar insumos"
Já a indústria de transformação segue com dificuldades para conseguir matéria-prima
SBT News
A falta ou o alto custo de matéria-prima deixou de ser o principal problema para as indústrias extrativa e de construção de pequeno porte. Para a indústria de transformação, por outro lado, o problema permaneceu no 1º lugar do ranking no terceiro trimestre de 2022.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta 2ª feira (7.nov), essa melhora nos empreedimentos de pequeno porte impactou o desempenho e as condições financeiras das empresas. O Índice de Desempenho manteve-se bem acima da média histórica para o trimestre e o Índice de Situação Financeira apresentou o melhor resultado desde o 4º trimestre de 2013.
A elevada carga tributária segue no rol dos principais problemas para todos os setores e ganhou relevância para a indústria extrativa, alcançando o primeiro
lugar, com 30,8%. Já a questão da demanda interna insuficiente manteve-se nas primeiras posições, tanto para a indústria extrativa, quanto para a indústria de transformação.
As taxas de juros elevadas estão em primeiro lugar para a indústria da construção. Esse problema também foi considerado importante para
a indústria de transformação, ficando em terceiro lugar. Veja:
Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da pequena indústria e o Índice de Perspectivas recuaram entre setembro e outubro, mas a indústria de pequeno porte mantém otimismo, ainda que com menos confiança. Veja o gráfico a seguir:
O desempenho das pequenas indústrias no trimestre também superou o registrado no mesmo período do ano anterior. O desempenho médio do terceiro trimestre de 2022 foi 49 pontos. O resultado supera a média histórica para o trimestre (45,3 pontos) e a média do terceiro trimestre de 2021 (47,4 pontos).
O Índice de Situação Financeira (43,7 pontos) é o maior desde o 4º trimestre de 2013. Na comparação com o segundo trimestre de 2022, o índice mostra aumento de 2,5 pontos. A melhora, segundo a CNI, está relacionada ao aumento dos indicadores de satisfação com o lucro operacional, de satisfação com a situação financeira e de facilidade de acesso ao crédito no período analisado.