Publicidade
Economia

Dívida zero: mutirão de negociação oferece desconto e parcelamento

Ação é realizada pelo Banco Central, Febraban, Procon e demais entidades

Imagem da noticia Dívida zero: mutirão de negociação oferece desconto e parcelamento
Calculadora
• Atualizado em
Publicidade

Pessoas que estão com o nome sujo terão a chance de regularizar a sua situação financeira, até o próximo dia 30 de novembro, no segundo mutirão nacional de negociação de dívidas deste ano. A ação é promovida pelo Banco Central (BC), Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país e busca oferecer orientação financeira e oportunidade de valores parcelados que caibam no bolso do consumidor. 

Podem participar cidadãos que estejam com pagamentos atrasados em bancos e instituições financeiras. Mas atenção: é preciso que a dívida não esteja atrelada a bens dados como garantia. Todos os pedidos podem ser feitos na plataforma Consumidor.gov.br ou, então, pelos canais das empresas que participam do programa. Os detalhes das negociações podem ser consultados na  página do mutirão ou pelos canais diretos das instituições participantes.

Por lei

O mutirão alerta para o superendividamento e a possibilidade de pedir renegociação da dívida, conforme previsto na Lei 14.181/21. Isso significa que os cidadãos superendividados têm direito a renegociar o valor global do débito.

No último mutirão, realizado em março deste ano, foram negociados 1,7 milhão de contratos em atraso durante 25 dias. De acordo com o Banco Central, o endividamento das famílias com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) alcançou 52,9% da renda familiar disponível em agosto. 
 

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade