CNC eleva para 5,8% projeção de crescimento do turismo em 2022
Expectativa é que postos de trabalho voltem ao patamar anterior à pandemia de covid-19
Camila Stucaluc
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) elevou de 5,1% para 5,8% a projeção de crescimento do turismo brasileiro em 2022. A nova previsão acontece em meio à alta de 8% no faturamento dos serviços em agosto, cifra que representa um aumento de 10% em relação ao período pré-pandemia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Apesar de ter sido uma das áreas mais castigadas pelas consequências econômicas da crise sanitária, o setor teve o maior avanço se comparado com o varejo, que cresceu 1% de lá para cá, com o turismo, que conseguiu atingir o mesmo patamar daquele momento, e com a indústria, que está 1% abaixo do nível pré-pandemia", analisa o presidente da CNC, José Tadros.
A expectativa, portanto, é que os postos de trabalho no turismo brasileiro voltem ao patamar de 2019, a partir do início de contratações para a próxima alta temporada. Segundo a entidade, em agosto deste ano, 86% das vagas eliminadas durante a pandemia de covid-19 já haviam sido novamente ocupadas.
+ Brasil mantém recuperação do mercado aéreo e supera EUA e China
Os destaques na geração de empregos são os segmentos de bares e restaurantes, com 295,2 mil novos trabalhadores, e o de serviços de hospedagem, com 71,8 mil contratados. Com a manutenção do ritmo de admissões previsto, a CNC estima que o segmento deve encerrar 2022 com 309,3 mil postos de trabalho criados.