Publicidade
Economia

Arroz mais caro? Índia proíbe exportação devido à baixa na produção

País é responsável por 40% do comércio global; Ásia e África devem ser as primeiras regiões impactadas

Imagem da noticia Arroz mais caro? Índia proíbe exportação devido à baixa na produção
Arroz
• Atualizado em
Publicidade

A Índia impôs taxa de 20% sobre os embarques de arroz branco e integral e proibiu a exportação de arroz quebrado. As restrições se aplicam a cerca de 60% das exportações totais, de acordo com cálculos da Bloomberg.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A produção indiana responde por 40% do comércio global, o que agrava ainda mais a situação de países que estão lutando contra a inflação de alimentos e a fome. A maior parte do que Índia exporta vai para Ásia e África.

"A medida do governo aumentará os preços globais do arroz", disse, à imprensa local, B.V. Krishna Rao, presidente da Associação de Exportadores de Arroz. Ele estima que a tonelada pode passar dos US$ 350 para US$ 400 em menos de um mês. 

A associação pede que o governo renuncie aos impostos de cerca de 2 milhões de toneladas de arroz que foram contratadas mas ainda não embarcadas. A restrição deve beneficiar os fornecedores rivais, Tailândia e Vietnã.

A atual safra indiana encolheu 5,6% nesta temporada devido à falta de chuvas em algumas áreas. As chuvas de monção foram 25% menores do que a média.

Leia mais:

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade