Publicidade
Economia

Inflação ainda sobe, mas em ritmo menor, segundo IBGE

Vestuário, transportes , além de serviços e produtos de saúde são os setores de maior aumento

Imagem da noticia Inflação ainda sobe, mas em ritmo menor, segundo IBGE
Loja
• Atualizado em
Publicidade

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o mais importante parâmentro da inflação brasileira, subiu em maio: 0,47%. Ainda em alta, mas em ritmo menor. Abril teve aumento de 1,06% em relação a março.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Desde janeiro, no acumulado, o indicador registra alta de 4,78%. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou em dentro do intervalo das projeções de insituições finaceiras, que ia de 0,40% a 0,75%.

A maior diferença de preços, em maio, foi no setor de Vestuário, com alta de 2,11% e 0,09 ponto percentual de contribuição. Os Transportes tiveram mais impacto de um mês para o outro, de 0,30 p.p. A alta foi de 1,34%, outra desaceleração em relação ao mês anterior, que teve 1,91%.

IPCA2
Habitação, incluindo aluguel e despesas com contas de energia e água, registrou queda | Fonte: IBGE

No acumulado em 12 meses, o IPCA ficou em 11,73%. Ou seja, diminuiu em relação ao acumulado que ia até abril: 12,13%. Qualquer um dos resultados está bem acima da meta estabelecida pelo Banco Central (BC) de 3,5% para 2022.

Leia também

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade