Safra de soja: Paraná e Rondônia iniciam vazio sanitário na sexta (10.jun)
Pela primeira vez, agricultores são obrigados a seguir diretrizes do governo federal
Pablo Valler
Vão começar os preparartivos para a próxima safra de soja. Paraná e Rondônia são os primeiros Estados a entrar no vazio sanitário a partir de sexta-feira (10.jun), período em que é proibido plantar ou manter plantas vivas nos campos. Assim se evita a disseminação da ferrugem asiática e outras doenças.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
É a primeira vez que a medida fitossanitária será fiscalizada pelo ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que publicou uma portaria definindo datas e regras no começo do ano. Antes disso, o vazio sanitário era apenas uma recomendação da Embrapa.
No Paraná, o período vai de 10 de junho a 10 de setembro. Em Rondônia, uma parte inicia em 10 de junho com término em 10 de setembro e outra parte começa em 15 de junho até 15 de setembro. Os próximos estados são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Amazonas e Pará, cinco dias depois, dia 15.
O vazio sanitário já vinha sendo adotado por 14 estados produtores de soja. O ministério ampliou a abrangência para 21, além de aumentar o período mínimo obrigatório de ausência de plantas semeadas ou voluntárias no campo de 60 para 90 dias.
Leia também