Publicidade
Economia

Alta da Selic gera oportunidade de investimentos em renda fixa

Taxa básica de juros foi elevada para 12,75%

Imagem da noticia Alta da Selic gera oportunidade de investimentos em renda fixa
ilustração investimentos economia
• Atualizado em
Publicidade

Com a taxa básicas de juros - a Selic - batendo nos 12,75% ao ano, quem tem dinheiro sobrando para investir, tem oportunidade de ganhar ainda mais, basta escolher a melhor aplicação.  

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Bancário, Renan Lima confere de perto a evolução de investimentos e oportunidades. Quando percebeu as altas constantes da Selic, se mexeu: "a partir do começo desse movimento e eu comecei a migrar um pouco e sair um pouco da bolsa e entrar mais para renda fixa".

E por que, afinal a renda fixa se torna tão atraente em tempos de juros altos? Se com a Selic nas alturas, tomar empréstimos e fazer financiamentos fica tão caro, quando é você que empresta dinheiro para os bancos, como quando investe em CDB, LCI, LCA, ou para o governo, como no caso do Tesouro Direto, o rendimento desses altos juros é todo seu.

Se o Tesouro é Selic, como o nome diz, melhor ainda, como explica a economista Rachel de Sá: "é o menor risco do mercado, é o risco soberano. Ele sempre paga 100% da taxa Selic, então se a taxa Selic subiu, o seu investimento subiu o rendimento, então hoje o tesouro Selic está pagando 12 75% ao ano e você tem liquidez". 

Outras opções de renda fixa são os CDBs e as LCIs e LCAs, que funcionam de forma parecida: são títulos de bancos, mas com finalidades diferentes. As LCIs e LCAs têm a  vantagem de serem isentas de tributação, já os CDBs cobram impostos, mas costumam render mais.

Porém, tão importante quanto a rentabilidade, é avaliar o vencimento de cada aplicação, para ter certeza de que os prazos se encaixam aos seus planos de resgate. Caso contrário, você recupera o investimento, mas pode perder dinheiro por sacar antes do tempo, geralmente, pagando mais imposto.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade