Vendas do comércio cresceram 8,9% na Páscoa, diz Serasa Experian
Alta foi maior do que a de 2021 (1,9%) e mais expressiva do que a registrada no Natal (2,8%)
SBT News
As vendas do varejo no Brasil cresceram 8,9% durante a semana de Páscoa, do último dia 11 ao dia 17 de abril. De acordo com a Serasa Experian, considerando apenas o fim de semana comemorativo (15 a 17 de abril), a expansão foi ainda maior, de 11,8%.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o levantamento, as altas registradas foram maiores do que a do ano anterior (1,9%) e mais expressivas ainda do que o percentual de vendas alcançado no Natal de 2021 (2,8%).
Para Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, o índice revela o movimento gradual de retomada econômica após a pandemia. Segundo ele, apesar dos desafios financeiros que o comércio continua enfrentando em 2022 e a diminuição do poder de compra dos brasileiros, alavancada pela alta do juros e da inflação, é possível observar uma melhora no cenário se comparado ao ano anterior.
"Neste ano, durante o feriado, as pessoas não precisaram lidar com restrições voltadas à pandemia, aumentando os encontros presenciais e potencializando gastos nesse sentido, o que não aconteceu em 2021 devido às proibições impostas na época", lembra.
Na cidade de São Paulo, a semana da Páscoa marcou crescimento de 12,2%. Nesse mesmo recorte, mas apenas durante o final de semana (15 a 17 de abril), as vendas do comércio físico marcaram alta de 14,3%.
Outra pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostrava que cerca de 64% dos brasileiros pretendiam fazer compras na Páscoa, o que corresponde a 109,2 milhões de pessoas.