Dólar comercial fecha no menor nível em mais de dois anos
O Ibovespa encerrou o pregão desta 2ª feira (4.mar) em queda de 0,24%
O dólar comercial fechou esta 2ª feira (4.abr) em queda de 1,27%, a R$ 4,60, o menor nível desde 4 de março de 2020, quando ficou em R$ 4,58. Diferentes fatores explicam a valorização do real frente à outra moeda nas últimas semanas, entre os quais a busca de mercados emergentes por investidores estrangeiros e o patamar elevado da taxa básica de juros, a Selic (11,75%).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A fase dos confinamentos generalizados e de grande incerteza [sobre o coronavírus] já passou. Logo, há uma tendência maior para que ativos e fundos de investimentos que haviam se protegido em títulos mais seguros voltem aos mercados emergentes", explicou Felipe Queiroz, economista e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O Ibovespa -- principal índice da B3 --, encerrou o pregão desta 2ª em queda de 0,24%, a 121.279,51 pontos. As ações que apresentaram as diminuições mais expressivas na data foram as da Qualicorp (3,01%), Grupo CCR (2,88%) e BRF (2,39%). As da Petrobras, que caíram 0,94%, ficaram entre as mais negociadas. Fontes do Palácio do Planalto afirmaram que o economista Adriano Pires desistiu de comandar a estatal. O Governo federal não tem um plano B para o comando, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda tenta evitar a desistência.
Veja também: