Sindicato recomenda que motoristas mineiros não corram aos postos de gasolina
Greve de tanqueiros já causa desabastecimento em vários pontos da região metropolitana de BH
O Sindicato do Comércio Varejusta de Derivados de Petróleo de Minas Gerais (Minaspetro) divulgou nota na noite de ontem (21.out) solicitando aos motoristas mineiros que não corram aos postos de gasolina para encher o tanque, para evitar desabastecimento do produto no estado, depois que os tanqueiros entraram em greve.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O pedido não foi atendido e as filas são grandes nos postos de combustíveis na capital mineira. Os tanqueiros interromperam as atividades na madrugada de 5ª feira (21,out) por causa dos altos custos dos combustíveis praticados pela Pedrobras e o ICMS do diesel em Minas Gerais.
De acordo com o Minaspetro, todas as regiões do Estado já estão sendo prejudicadas, uma vez que a base em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, - onde a greve começou - "é estratégica para a distribuição de combustíveis estadual." Não há ainda detalhes sobre percentual de desabastecimento de postos.
O governo do estado ainda não informou se vai receber a categoria nesta 6ª feira (22.out). Ontem, o governador Romeu Zema participou de reunião virtual com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e outros governadores, para tratar do projeto de lei que alera a regra sobre o ICMS sobre combustíveis. O governador afirmou que o monopólio da Petrobras é um dos entraves à redução dos preços dos combustíveis. "Esse é um ponto importante. No Brasil, o diesel, a gasolina e o gás de cozinha têm um único fornecedor, que é a Petrobras. E sabemos que monopólio é sempre ruim. Precisamos de concorrência para que tenhamos um mercado mais competitivo." O governador também destacou a necessidade urgente de avançar com a reforma tributária.