Publicidade
Economia

Inflação desacelera em janeiro e fica em 0,25%, diz IBGE

O preço da energia elétrica foi o item que teve mais impacto negativo no Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA

Imagem da noticia Inflação desacelera em janeiro e fica em 0,25%, diz IBGE
O item que mais contribuiu para a inflação perder força em janeiro foi energia elétrica - Foto divulgação
• Atualizado em
Publicidade
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)  - que é considerado o valor da inflação oficial do país -  desacelerou no início do ano e ficou em 0,25% em janeiro, mais de um ponto percentual abaixo da taxa de dezembro (1,35%). O IPCA foi divulgado nesta terça-feira (9.fev) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Alimentos e bebidas tiveram menos impacto no bolso do brasileiro, mas foi a energia elétrica o maior impacto na queda do índice. "O item que mais contribuiu para a inflação perder força em janeiro foi energia elétrica, que teve queda de 5,60% e representou o maior impacto negativo no índice do mês (-0,26 ponto percentual)", diz relatório.

Foi registrada queda no preço das carnes (-0,08%), do leite longa vida (-1.35%) e do óleo de soja (-1,08%), mas os preços da cebola e do tomate subiram em janeiro, 17,58% e 4,89%, respectivamente.

Os preços da gasolina (2,17%) e do óleo diesel (2,60%) também pesaram no IPCA. O maior impacto no grupo veio do gás de botijão (3,19%), cujos preços subiram pelo oitavo mês consecutivo.

Assista à reportagem completa do SBT Brasil
 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade