Publicidade
Economia

Petrobras quer exportar o dobro de barris de petróleo nos próximos 5 anos

A estatal anunciou hoje o novo plano estratégico da empresa que tem 70% das verbas destinadas ao pré-sal

Imagem da noticia Petrobras quer exportar o dobro de barris de petróleo nos próximos 5 anos
material divulgacao petrobras
• Atualizado em
Publicidade
A Petrobras espera exportar, em média, 891 mil barris/dia de petróleo entre 2021 e 2025. O volume é praticamente o dobro da média de embarques registrada pela empresa entre 2015 e 2019. As vendas de petróleo para o mercado doméstico vão encolher, de 1,348 milhão de barris/dia entre 2015-2019 para 1,252 milhão de barris/dia, na média, nos próximos cinco anos.

A estatal anunciou hoje o novo plano estratégico da empresa, aprovado pelo Conselho de Administração para o quinquênio 2021-2025, que prevê investimento de US$ 46 bilhões em exploração e produção de petróleo nos próximos cinco anos, dos quais US$ 32 bilhões (ou 70%) serão direcionados à camada pré-sal. 

Entre as metas da empresa foi divulgado ainda que a empresa vai expandir a carteira global de clientes e aumentar a  competitividade. Além disso, a empresa vai continuar com a produção de combustíveis mais limpos e de maior valor agregado, como diesel S-10 com baixo teor de enxofr e a nova gasolina com maior octanagem. 

"A curva de produção de óleo e gás estimada no período 2021-2025, sem considerar os desinvestimentos, indica um crescimento contínuo focado no desenvolvimento de projetos que geram valor, com aumento da participação dos ativos no pré-sal que possuem menor custo de extração. Ao longo desse período, está prevista a entrada em operação de 13 novos sistemas de produção, sendo todos alocados em projetos em águas profundas e ultraprofundas", diz o documento.

A produção de óleo para 2021 reflete os impactos associados a Covid-19 e a falta de investimentos ocorridos em 2020. 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade