Publicidade
Economia

Após tragédia, Vale anuncia que vai desativar barragens em Minas Gerais

Decisão da mineradora em paralisar 10% de sua produção deve gerar impactos em toda a cadeia produtiva do país

Imagem da noticia Após tragédia, Vale anuncia que vai desativar barragens em Minas Gerais
Após tragédia, Vale anuncia que vai desativar barragens em Minas Gerais
• Atualizado em
Publicidade

As ações da Vale fecharam em alta de 9,03% nesta quarta-feira (30), após anúncio do plano de prevenção de danos. A empresa pretende desativar dez barragens em Minas Gerais construídas pelo método de alteamento a montante, o mesmo usado em Brumadinho e Mariana.

 

Segundo a empresa, todas as barragens apresentam laudos de estabilidade emitidos por empresas externas, independentes e conceituadas internacionalmente.

 

A decisão da mineradora de paralisar 10% de sua produção deve gerar impactos em toda a cadeia produtiva do país. A pausa nas atividades pode interferir em arrecadações fiscais como ISS, ICMS e o IPI, pesando na economia das prefeituras e na diminuição da oferta de empregos nas cidades.

 

Entre as unidades que estarão em processo de paralisação, estão: Ouro Preto, Belo Vale, Congonhas, Nova Lima, Brumadinho, Vargem Grande e Capitão do Mato. O impacto estimado das paralisações sobre a produção é de 40 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano.

 

“A Vale estima que serão necessários investimentos em torno de R$ 5 bilhões para o descomissionamento das barragens e estima que o processo ocorra ao longo dos próximos três anos”, comunicou a empresa aos acionistas.

 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade