Wagner Moura e 'O Agente Secreto' concorrem neste domingo ao Globo de Ouro
Longa vai concorrer na premiação de Melhor Filme de Drama e Melhor Filme em Língua Não-Inglesa; Moura disputa na categoria de Melhor Ator de Drama


Giovanna Colossi
Emanuelle Menezes
Acontece neste domingo (11), em Los Angeles, nos Estados Unidos, o Globo de Ouro de 2026. A cerimônia é considerada uma das principais da temporada de premiações e vista como um termômetro para o Oscar.
Nesta edição, o Brasil está indicado em três categorias com o filme 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho. O longa vai concorrer na premiação de Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. Além disso, Wagner Moura, que protagoniza o filme, foi indicado na categoria de Melhor Ator de Drama e pode repetir o feito de Fernanda Torres em 2025.
O evento será apresentado pela comediante Nikki Glaser e começa às 22h (horário de Brasília).
Concorrem com o brasileiro como Melhor Filme de Drama os longas:
- 'Frankenstein';
- 'Hamnet';
- 'Foi Apenas um Acidente';
- 'Valor Sentimental';
- 'Pecadores'.
Na disputa pela categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, a produção concorre com outras cinco obras:
- 'Foi Apenas um Acidente' (França);
- 'No Other Choice' (Coreia do Sul);
- 'Valor Sentimental' (Noruega);
- 'Sirāt' (Espanha);
- 'The Voice of Hind Rajab' (Tunísia).
Já Wagner Moura concorre na categoria de Melhor Ator de Drama com:
- Joel Edgerton ('Train Dreams');
- Oscar Isaac ('Frankenstein');
- Dwayne Johnson ('The Smashing Machine');
- Michael B. Jordan ('Pecadores');
- Jeremy Allen White ('Springsteen: Deliver Me From Nowhere').

'O Agente Secreto' foi o escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026.
Protagonizado por Wagner Moura, o longa-metragem, ambientado em 1977, no período da ditadura militar no Brasil, conta a história de Marcelo, um especialista em tecnologia que se muda de São Paulo para Recife em uma tentativa de deixar o passado conturbado para trás e recomeçar a vida. A mudança, entretanto, não sai como o esperado e ele descobre, em meio à agitação do Carnaval, que está sendo vigiado.
Nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Alice Carvalho também estrelam o filme que já conquistou 54 troféus em 35 premiações, incluindo Melhor Diretor e Melhor Ator no Festival de Cannes.
Kleber Mendonça Filho, de 56 anos, é um dos principais diretores do cinema brasileiro contemporâneo. Com formação de jornalista e atuação como crítico, tem cinco longas-metragens no currículo: as ficções 'O Som ao Redor' (2012), 'Aquarius' (2016), com Sônia Braga, e 'Bacurau' (2019), codirigido por Juliano Dornelles e vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes, e os documentários 'Crítico' (2008) e 'Retratos Fantasmas' (2023).
Globo de Ouro 2025
O Globo de Ouro do ano passado foi marcado por uma vitória histórica para o Brasil. Fernanda Torres se tornou a primeira atriz brasileira a vencer o prêmio de Melhor Atriz de Drama, por sua atuação em 'Ainda Estou Aqui'. A intérprete de Eunice Paiva desbancou nomes conceituados de Hollywood, como Nicole Kidman, Angelina Jolie e Pamela Anderson. Já o longa, que concorria na categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, foi desbancado pelo francês 'Emilia Pérez'.









