Virada Cultural de São Paulo completa 20 anos e promete ser a maior da história
Megaevento acontece nos dias 24 e 25 de maio; Prefeitura prepara mais de mil apresentações artísticas em 21 palcos espalhados por toda capital

Júlia Zuin
"20 anos em 24 horas" é o slogan da Virada Cultural de São Paulo , um dos maiores eventos gratuitos do país, que completa 20 anos em 2025 e promete ser a maior da história. Segundo a prefeitura, a edição deste ano contará com mais de mil apresentações artísticas, 150 espaços culturais e 100 atrações nas Casas de Cultura.
A edição deste ano acontece nos dias 24 e 25 de maio, com eventos distribuídos por todas as regiões da capital paulista. Serão ao menos 21 palcos oficiais preparados para receber artistas de diferentes estilos musicais, desde Léo Santana a Liniker, passando por Alceu Valença, Luisa Sonza, BK e Vanessa da Matta.
“A Virada Cultural vem crescendo a cada ano e demonstrando algo que a cidade tem valorizado muito, que é a sua diversidade em todos os sentidos: atender a todos os gostos e gêneros culturais, e ser democratizada na periferia”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes. “Até pouco tempo atrás, ter os artistas que teremos no M’Boi Mirim era algo surreal. Teremos Léo Santana em São Miguel Paulista e isso é fantástico”, afirmou.
+ Justiça volta a proibir serviço de mototáxi por aplicativo em SP
O centro da cidade terá infraestrutura reforçada, com atividades no Vale do Anhangabaú, na Praça da República, no Largo do Arouche, na Sé e na Praça do Patriarca. O evento também ocupará ruas, praças, centros culturais, casas de cultura, bibliotecas, teatros, com atividades artísticas que incluem música, teatro, literatura, circo, dança, humor e cultura popular.
Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, 20 unidades do SESC (Serviço Social do Comércio) integram a festa para receber convidados e atrações especiais. Outras instituições culturais da cidade - MASP, Itaú Cultural e Instituto Moreira Salles - também vão aderir a programação.
“A Virada Cultural 2025 representa não apenas uma celebração ao que foi vivido nesses 20 anos, mas também é um novo marco para o futuro da política cultural da cidade. A atuação ampliada nos bairros, o engajamento de múltiplos setores por meio do diálogo e a valorização da arte em todas as suas formas colocam esta edição uma das mais significativas”, defendeu o secretário de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente.

Segurança reforçada e estrutura
Uma das preocupações da administração municipal é garantir a segurança do evento. Para isso, além de contar com 26 mil câmeras do Smart Sampa e quase 10 mil de segurança nas ruas acompanhando o público, os 21 palcos serão monitorados com apoio de drones. O policiamento contará com 4.200 policiais militares, 1.900 guardas civis metropolitanos e 3.860 seguranças privados.
A estratégia de segurança inclui ainda a Patrulha Maria da Penha, com presença de viaturas e policiamento preventivo em todas as regiões.
+ Enem 2025: prazo para pedir recurso na isenção da taxa termina nesta sexta (16)
As 34 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ficarão disponíveis 24 horas, assim como o transporte público em toda a cidade - vale lembrar que, no dia 25, a tarifa nos ônibus municipais é R$0,00 devido ao programa “Domingão Tarifa Zero”.
Acessibilidade
A Virada Cultural 2025 será totalmente acessível, garante a prefeitura, com espaços reservados para pessoas com deficiência em todos os palcos. As apresentações contarão com serviços de Libras, audiodescrição e banheiros acessíveis.
Artistas com deficiência participam também da edição de 20 anos da Virada, assim como produtores que atuam no evento.
A prefeitura espera atrair 4,7 milhões de pessoas, em um megaevento que deve injetar R$ 300 milhões na economia paulistana.
A programação completa pode ser acessada aqui.