Quem é Lola Beltrán? Conheça a cantora mexicana homenageada pelo Google nesta quinta-feira
Artista é responsável pela popularização internacional do gênero ranchera
Camila Stucaluc
A atriz e cantora mexicana Lola Beltrán foi homenageada pelo Google. Quem usar o buscar da ferramenta na manhã desta quarta-feira (7) encontrará um Doodle em comemoração aos 92 anos da artista, que ajudou a popularizar os estilos de música Ranchera e Huapango. A arte aparece para usuários da América do Sul, México, Estados Unidos e Reino Unido.
Beltrán nasceu em 1932, na cidade de Rosario, em Sinaloa. Ela cresceu numa família simples, encontrando a paixão pela música nos coros da igreja. Em 1953, Beltrán mudou-se com a mãe para a Cidade do México, onde começou a carreira como cantora.
Após conseguir um emprego como secretária em uma estação de rádio, Beltrán teve a oportunidade de participar de um concurso de canto ao vivo. Na ocasião, ela venceu a disputa e impressionou os produtores, que a ajudaram a conseguir um contrato com uma gravadora. Ela começou fazendo covers, até ganhar o próprio programa de rádio.
Os planos de Beltrán, no entanto, eram maiores. Ela passou a trabalhar com compositores, criando histórias de personagens oprimidos que buscavam e ganhavam redenção. Sua voz melancólica ressoou por pessoas de todas as classes sociais no México, e canções como “Cucurrucucu Paloma” e “Cielito Lindo” fizeram dela um talento requisitado.
+ Google celebra o escritor James Baldwin; saiba quem é ele
Beltrán se tornou a primeira cantora Ranchera a se apresentar no prestigioso El Palacio de Bellas Artes, na Cidade do México. Ao longo da carreira, ela gravou 100 álbuns, além de estrelar em estrelou 50 filmes, inspirando gerações de cantores a abraçar a música folclórica. Durante os anos, Beltrán também cantou para presidentes e líderes mundiais.