Oscar: Oppenheimer, de Christopher Nolan, deve dominar premiação
Cerimônia de premiação cinematográfica acontece neste domingo (10)
A 96ª edição do Oscar, a mais importante premiação de Hollywood, acontece no domingo (10) em Los Angeles (EUA). Todos os anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas norte-americana premia os principais filmes do ano.
Concorrendo em treze categorias, Oppenheimer é o favorito para o prêmio de melhor filme. Dirigido por Christopher Nolan, que disputa o prêmio de melhor direção, o filme conta a história do físico J. Robert Oppenheimer que trabalha com uma equipe no Projeto Manhattan, que levou ao desenvolvimento da bomba atômica.
“Neste ano, estão dizendo que o Oscar está muito óbvio com 13 indicações para o Oppenheimer. Essa ano, a Academia, até pela sobrevivência do cinema, deverá premiá-lo como melhor filme, direção, ator e coadjuvante. A categoria que está menos definida é a de melhor atriz, em que pode ganhar Emma Stone, que atuou no filme Pobres Criaturas, ou Lily Gladstone do “Assassinos da Lua das Flores”. Eu apostaria nessa última”, afirmou a correspondente do SBT em Los Angeles, Cleide Klock.
+Oscar 2024: veja filmes, atrizes e atores favoritos às estatuetas nas principais categorias
“Eu adoro ‘Pobres Criaturas’ e votaria sem sombra de dúvidas na Emma Stone. E gosto muito de ‘Zona de Interesse’ que é uma experiência muito dolorosa sobre a Segunda Guerra. É um filme sobre a guerra, mas ela não é mostrada em nenhum momento. E mesmo assim, conseguimos senti-la e sentir a banalidade do mal. É muito forte”, declarou a jornalista Cleide Klock.
O Brasil nunca levou uma estatueta para a casa e não recebe uma indicação no prêmio desde 2020, quando o documentário “Democracia em Vertigem” dirigido por Petra Costa e produzido por Tiago Pavan, esteve nos indicados finais de “Melhor Documentário”.
Melhor filme
- Oppenheimer (locação em diversas plataformas)
- Ficção americana (Prime Video)
- Anatomia de uma queda (nos cinemas)
- Barbie (Max ou locação em diversas plataformas)
- Os rejeitados (nos cinemas)
- Assassinos da Lua das Flores (Apple TV+ ou locação em diversas plataformas)
- Maestro (Netflix)
- Vidas Passadas (nos cinemas)
- Pobres Criaturas (nos cinemas)
- Zona de interesse (nos cinemas)