"O Agente Secreto" é indicado ao Bafta 2026 em duas categorias
Filme brasileiro concorre a melhor produção em língua não inglesa e melhor roteiro original; cerimônia do "Oscar britânico" ocorre em fevereiro, em Londres


Vicklin Moraes
O longa brasileiro "O Agente Secreto" foi indicado nesta terça-feira (27) ao Bafta 2026, considerado o "Oscar britânico", nas categorias de melhor filme em língua não-inglesa e melhor roteiro original. A lista de produções e artistas concorrentes ao troféu foi divulgada pela Academia Britânica de Cinema.
Na disputa por melhor roteiro original, o longa concorre com "I Swear", "Marty Supreme", "Valor Sentimental" e "Pecadores". Já na categoria de melhor filme em língua não inglesa, enfrenta "Sirat", "Valor Sentimental", "Foi Apenas um Acidente" e "A Voz de Hind Rajab".
Apesar do reconhecimento ao filme, Wagner Moura não foi indicado ao prêmio de melhor ator. O nome do astro não apareceu na pré-lista divulgada em 9 de janeiro. A cerimônia do Bafta, promovida pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, está marcada para 22 de fevereiro, em Londres.
"O Agente Secreto" chega ao Bafta embalado por uma temporada de premiações expressiva. O filme acumulou quatro indicações ao Oscar e conquistou prêmios importantes, como o Globo de Ouro de melhor filme em língua não-inglesa e de melhor ator em filme de drama. A trajetória internacional teve início em maio de 2025, quando venceu as categorias de melhor direção, para Kleber Mendonça Filho, e melhor ator no Festival de Cannes, na França.








