Cultura

"Se brasileiros inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele", diz diretor de filme rival de "O Agente Secreto"

Longa que também concorre à estatueta de melhor produção internacional já recebe "carinho da torcida" do Brasil nas redes após comentário do cineasta espanhol

Imagem da noticia "Se brasileiros inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele", diz diretor de filme rival de "O Agente Secreto"
Oliver Laxe | Reprodução/Instagram
• Atualizado em

O diretor espanhol Oliver Laxe, de "Sirât", um dos quatro concorrentes de "O Agente Secreto" ao Oscar 2026 de melhor internacional, desdenhou de membros do Brasil que integram a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas horas após anúncio de produções e artistas indicados à 98ª edição da estatueta. "Há muitos brasileiros na Academia e nós adoramos eles, mas eles são ultranacionalistas. Acho que se os brasileiros inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele", ironizou em entrevista ao talk show "La Revuelta", nessa quinta-feira (22).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Cerca de 60 brasileiros participam da Academia, composta por mais de 10,5 mil membros de diversas áreas do cinema, como atores, diretores, produtores, compositores e roteiristas. Ser participante da instituição dá direito a votar no Oscar.

Como de praxe na temporada de premiações quando tem brasileiro no páreo, internautas invadiram perfis vinculados a "Sirât" para criticar Laxe e defender sucesso estrelado por Wagner Moura.

O cineasta espanhol não tem conta oficial no Instagram, o que não impediu que fãs de "O Agente Secreto" acessassem páginas relacionadas, como a do filme e a da distribuidora do título nos Estados Unidos, Neon — por sinal, a mesma do longa do pernambucano Kleber Mendonça Filho e de "Valor Sentimental" e "Foi Apenas um Acidente", que também disputam estatueta de produção internacional.

"Se prepara…. Vem aí uma coisa muito forte: que se chama chuva de brasileiro", prometeu uma usuária. "A blogueira menor do meu bairro tem mais seguidores que esse filme furreco", zombou outro internauta. "Eu sei que é difícil não ter o molho, mas não precisa choramingar de inveja", divertiu-se uma comentarista.

Outras dezenas de pessoas recorreram a gifs e memes diversos: do Canarinho Pistola a cenas de Moura na série "Narcos" (2015-2017), em que interpretou Pablo Escobar.

Veja posts "invadidos" por brasileiros:

A disputa entre "Sirât" e "O Agente Secreto" por prêmios começou quando ambos os filmes foram exibidos pela primeira vez, no prestigiado Festival de Cannes, na França, em maio de 2025. Enquanto o longa espanhol recebeu prêmio do júri, o longa de Kleber Mendonça Filho faturou dois prêmios, de melhor direção e ator.

No Oscar 2026, a produção brasileira concorre em quatro categorias (filme, filme internacional, direção de elenco e ator), enquanto a espanhola disputa estatuetas em duas (filme internacional e som).

Em "Sirât", um homem faz buscas pela filha desaparecida no sul do Marrocos, acompanhado do caçula e de um grupo de frequentadores de uma rave organizada no meio do deserto.

O longa contou com coprodução da El Deseo, selo do cultuado cineasta espanhol Pedro Almodóvar ("Tudo Sobre Minha Mãe"), e tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros em 26 de fevereiro.

Indicados ao Oscar 2026 de melhor filme internacional:

  • "A Voz de Hind Rajab" (Tunísia)
  • "Foi Apenas um Acidente" (França)
  • "O Agente Secreto" (Brasil)
  • "Sirât" (Espanha)
  • "Valor Sentimental" (Noruega)

Últimas Notícias