Wagner Moura é indicado ao Oscar 2026 de melhor ator por "O Agente Secreto"
Artista baiano disputa prêmio entre melhores intérpretes da temporada após vitória inédita no Globo de Ouro

Felipe Moraes
Wagner Moura, astro de "O Agente Secreto", foi indicado ao Oscar 2026 de melhor ator nesta quinta-feira (22), em anúncio oficial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. É a primeira vez que um intérprete brasileiro disputa prêmio entre melhores da temporada. Cerimônia de entrega da 98ª edição do evento está marcada para 15 de março, em Los Angeles.
Indicação de Moura, baiano de 49 anos, vem poucas semanas após a conquista inédita de melhor ator em filme de drama no Globo de Ouro e marca momento ímpar de intérpretes nacionais nas principais premiações do cinema. A trajetória dele por "O Agente Secreto", longa do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, começou no Festival de Cannes de 2025, justamente com troféu — também inédito para o Brasil — de melhor ator.
Ano passado, no Oscar 2025, Fernanda Torres, representando "Ainda Estou Aqui", tornou-se a segunda brasileira indicada a melhor atriz, três décadas após a mãe, Fernanda Montenegro, nomeada por "Central do Brasil".
A artista acabou perdendo prêmio para Mikey Madison, estrela do grande vencedor da estatueta daquela temporada, "Anora", mas a produção de Walter Salles saiu da cerimônia com o tão aguardado Oscar de melhor filme internacional.
*Texto em atualização









