Gerald Thomas e Ana Cecília Costa fazem ensaio aberto de espetáculo na MIACENA 2025
Na Mostra Internacional de Artes Cênicas, público poderá acompanhar processo de criação e participar de bate-papo com elenco


Paula Rodrigues
A 2ª edição da MIACENA - Mostra Internacional de Artes Cênicas em Espaços Não Convencionais e Alternativos - recebe o diretor Gerald Thomas e a atriz Ana Cecília Costa, que apresentam o processo criativo do novo espetáculo “Fogo Alto”, nos dias 28 e 29 de outubro, às 19h, no Instituto Brasileiro de Teatro (iBT), em São Paulo. A Mostra acontece em diversos lugares da capital paulista até 1º novembro.

Cena entre o artista e a terapeuta
A peça trata da dependência entre um artista internado em um manicômio e uma terapeuta que mantém contato com ele por meio de uma pequena janela. Durante a sessão, Thomas e Ana Cecília exploram os tempos, as pausas, olhares e expressões, convidando o público a acompanhar de perto o ensaio e compartilhar as impressões sobre o processo em um bate-papo de encerramento.
Mostra conecta arte e cidade
Idealizada por André Acioli e Dani Angelotti, a MIACENA promove encontros entre arte e vida urbana, com ações formativas sobre Economia e Cultura Circular. A mostra também abre oportunidades para trabalhos em criação, incentivando a troca direta com o público. Clique aqui para mais informações. + Kleber Mendonça Filho é premiado no Critics Choice por “O Agente Secreto”
+ Globo de Ouro anuncia evento inédito no Brasil em 2026
Gerald Thomas e o teatro experimental
Com uma trajetória marcada pela experimentação, Gerald Thomas aprofundou sua vida teatral no La MaMa, em Nova York, onde trabalhou com Julian Beck e o Living Theatre. No Brasil, dirigiu nomes como Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, Rubens Corrêa, Sérgio Britto, Tônia Carrero, Marco Nanini e Ítalo Rossi.
Suas produções já foram apresentadas em teatros de 15 países, incluindo o Lincoln Center (Nova York), o Teatro Estatal de Munique e o Festival de Taormina (Itália), muitas vezes com transmissões em redes nacionais de televisão.
Também dirigido por Thomas, "Choque! Procurando Sinais de Vida Inteligente", com Danielle Winits, está em cartaz no Teatro Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, até 2 de novembro.
Uma artista de várias faces
Baiana, nascida em Jequié, Ana Cecília Costa soma quase 30 trabalhos na TV desde 1991 e tem uma carreira que passa também pelo teatro e cinema.
Teve atuações marcantes em novelas como "Renascer" (2024), "Amor Perfeito" (2023) e "Órfãos da Terra" (2019), além de filmes como "Capitães da Areia" e "Mãe".
No cinema, acumula trabalhos como assistente de direção dos longas metragens "Bad Boy" e "Eclipse", dirigidos por Herbert Brodl, um cineasta austríaco. E também dirigiu o curta-metragem "O Casamento" (2003) e os videosclipes "Go tell" e "São Francisco", da cantora carioca Katia Dotto.
"Fogo Alto - Work in Progress"
- ONDE: Instituto Brasileiro de Teatro (iBT) – Av. Brig. Luís Antônio, 277 – Bela Vista - São Paulo
- QUANDO: 28 e 29 de outubro, às 19h
- CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
- INGRESSOS: gratuito








