Cultura

Kleber Mendonça Filho é premiado no Critics Choice por “O Agente Secreto”

Diretor é o primeiro brasileiro homenageado pela associação e fortalece chances do Brasil no Oscar

Publicidade

O cineasta Kleber Mendonça Filho foi homenageado nesta quinta-feira (24) pela Critics Choice Association, a maior associação de críticos de cinema da América do Norte. O prêmio foi concedido pela direção do longa-metragem "O Agente Secreto", escolhido como representante brasileiro na disputa pelo Oscar 2026.

Esta é a primeira vez que um diretor brasileiro é reconhecido pela entidade, que reúne cerca de 600 críticos e jornalistas de cinema de diferentes países. A homenagem é vista como um importante termômetro na temporada de premiações.

+ Globo de Ouro anuncia evento inédito no Brasil em 2026

Estrelado por Wagner Moura, O Agente Secreto também vem sendo citado por publicações especializadas como um dos favoritos na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar. O longa ainda aparece nas apostas para outras categorias, como Melhor Ator, Roteiro Original, Direção e até Melhor Filme.

"Eu trabalhei como crítico durante 13 anos, e sempre entendi o trabalho da crítica como uma forma de tentar compreender o que a cultura quer dizer. E hoje, muitos anos depois, sou cineasta e estou sendo homenageado com um prêmio do Critics Choice", diz Kleber.

O filme se passa em Pernambuco, estado natal do diretor, e é ambientado no fim dos anos 1970. A trama acompanha Marcelo, personagem de Wagner Moura, que retorna ao Recife após ser ameaçado de morte, em busca de resgatar o filho.

+ Halloween 2025: confira a agenda cultural mais arrepiante do ano

A produção já acumula prêmios internacionais, incluindo Melhor Ator e Melhor Diretor no Festival de Cannes.

"Existe uma excitação em torno da produção brasileira e das histórias brasileiras. Nosso país é cheio de poesia, beleza e contradições, e isso resulta em dramas muito bons, em histórias bem contadas", afirma Kleber Mendonça Filho.

No ano passado, a atriz Fernanda Torres também foi premiada pela Critics Choice na categoria de Melhor Atriz, pelo longa "Ainda Estou Aqui", que mais tarde conquistou três indicações ao Oscar, incluindo a vitória como Melhor Filme Internacional.

Publicidade

Assuntos relacionados

Cinema
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade