Documentário norte-americano sobre Lula vai ser exibido em Cannes
Festival francês realizará uma exibição especial do filme dirigido por Oliver Stone, ganhador de 3 Oscars
O diretor de cinema norte-americano Oliver Stone terá exibição especial no Festival de Cannes, na França, de seu documentário que aborda o período em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi preso pela Lava Jato e seu retorno ao poder. “Lula”, sem data de estreia, é esperado para o final do ano no circuito comercial.
Stone, de 77 anos, já registrou o petista antes. Em 2009, realizou uma viagem por cinco países da América do Sul em que explorava os movimentos políticos da região à época. Ali entrevistou o então reeleito 35º representante da República brasileira sobre a visão que os países do Norte tinham sobre o Sul-global.
Conhecido por seus trabalhos políticos, o realizador possui três prêmios da Academia de Cinema norte-americana. Dois Oscars pela direção dos dramas de guerra “Platoon” (1987) e “Nascido em 4 de Julho” (1990), além de outra estatueta pelo roteiro de “O expresso da meia-noite” (1978).
Oliver Stone possui outros documentários famosos. Em 2012 lançou “Castro in Winter”, narrando seu terceiro encontro com o líder cubano Fidel Castro. Cinco anos depois, entrevistou Putin para a série documental “Entrevistando Putin” (2017). Em um de seus últimos trabalhos, revisitou a morte do ex-presidente norte-americano J. F. Kennedy (“JFK Revisitado”, de 2021).