Congresso divulga fotos inéditas de estragos provocados pelos atos golpistas do 8/1
Invasão aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, completa um ano nesta segunda-feira (8)
O Congresso Nacional divulgou fotos inéditas da destruição causada na Câmara e no Senado nos atos golpistas, em 8 de janeiro de 2023. Na data, que completa um ano nesta segunda-feira (8), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram os locais em resposta ao resultado das eleições presidenciais de 2022.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O ato resultou na destruição de vidros quebrados, cadeiras, mesas, obras de arte, presentes protocolares de autoridades estrangeiras e maquetes. No Salão Branco, os invasores usaram mangueiras de incêndio contra policiais legislativos, alargando o local. Salas foram pichadas e um quadro de fiação quase foi queimado pelos invasores.
A partir das 14h, o SBT News exibirá uma cobertura especial sobre o evento.
Calcula-se que os danos causados ao patrimônio público cheguem à cifra de R$ 40 milhões. O Supremo Tribunal Federal (STF) foi um dos principais alvos de vandalismo, com impacto que passa dos R$ 12 milhões. Entre as ações de recuperação estiveram a troca de carpetes, cortinas e vidros. 951 objetos, por outro lado, foram furtados ou destruídos.
+ PF faz operação contra financiadores 1 ano depois do 8 de janeiro
Com mais de 2 mil prisões, os participantes dos atos foram levados para a Academia Nacional de Polícia para início dos procedimentos legais. Foram instaurados 1,3 mil processos penais, dos quais 30 pessoas já foram condenadas. As penas chegam a 17 anos de prisão e atingiram os executores e os financiadores da tentativa de golpe de Estado.
Veja as imagens: