CPMI do 8 de janeiro será instalada no Congresso na próxima 5ª feira (25)
Sessão estava marcada para 23 de maio, mas precisou ser alterada devido à votação do novo marco fiscal
Camila Stucaluc
O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (AP), informou que a Comissão Parlamentar Mista de Inquéritos (CPMI) do 8 de janeiro será instalada na próxima 5ª feira (25.mai). O colegiado ficará responsável por investigar os responsáveis pela invasão aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no início do ano.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A primeira sessão da CPMI estava marcada para 3ª feira (23.mai), mas precisou ser alterada devido à votação do novo marco fiscal, prevista para 4ª feira (24.mai). Segundo Rodrigues, a instalação será feita pelo senador Otto Alencar (PSD-BA). "Vamos trabalhar para deixar bem claro quem buscou atentar contra nossa democracia", disse.
Ao todo, a Comissão será formada por 32 parlamentares titulares, sendo 16 senadores e 16 deputados, e o mesmo número de suplentes. A lista dos integrantes titulares já confirmados inclui os deputados Rubens Pereira Jr. (PT-MA), Rogério Correia (PT-MG) e os senadores Soraya Thronicke (União-MS) e Marcos do Val (Podemos-ES).
+ Apostas, MST, 8/1 e mais: conheça as comissões de inquérito no Congresso
O requerimento para a instalação da CPMI foi lido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PS-MG), no fim de abril. O texto ganhou força no Congresso após a divulgação de imagens dos circuitos internos do Palácio do Planalto do dia da invasão. Nas imagens, é possível ver como os golpistas tiveram acesso ao prédio, além da inação dos militares.