Deputados evangélicos se manifestam contra Projeto de Lei das Fake News
Partido Republicanos orienta voto contra proposta que deve ser votada nesta semana
A Frente Parlamentar Evangélica e o partido Republicanos fizeram um levante contra o Projeto de Lei 2630/20, mais conhecido como PL das Fake News. Na visão dos parlamentares, o relatório do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) é insuficiente para avançar com a proposta.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em nota, a Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional, afirmou que embora o relator tenha assegurado o direito à liberdade religiosa nas redes sociais, o texto ainda penaliza "a pluralidade de ideias", "sobretudo os valores cristãos".
A crítica vai em especial sobre o papel de regulação, que ficaria a cargo do Comitê Gestor da Internet (CGI), órgão ligado ao governo. Segundo os parlamentares, seria colocar um "cheque em branco para o executivo regular por decreto os procedimentos dos meios de comunicação disponíveis".
O presidente nacional do Republicanos e vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (SP), publicou vídeo em uma rede social dizendo que o partido nunca negociou o avanço da proposta, apenas a votação da urgência ? aprovada na semana passada. Segundo ele, ainda necessita mais debate sobre o PL antes de ser aprovado pelo parlamento.
"O texto final do projeto que trata das fake news foi apresentado e, apesar de ter agregado algumas das mudanças necessárias, não é o suficiente. Por esse motivo, eu e os demais parlamentares do Republicanos IREMOS VOTAR CONTRA O PROJETO", diz a legenda do vídeo publicado no perfil pessoal do parlamentar.
Veja a publicação: