CPI das Americanas: deputado protocola pedido de investigação na Câmara
Decisão agora está nas mãos de Arthur Lira; André Fufuca (PP-MA) coletou 205 assinaturas
SBT News
Uma investigação para apurar o rombo de R$ 20 bilhões das Lojas Americanas pode ser aberta na Câmara dos Deputados. Com 205 assinaturas, o deputado André Fufuca (PP-MA) protocolou um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as inconsistências financeiras da varejista.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No pedido, o parlamentar cita os processos financeiros das Americanas e destaca prejuízos provocados por fraudes em balanços contábeis. O parlamentar também cita que a ação da varejista afeta a credibilidade do mercado de ações no país, e que o tema é de interesse público.
"Quando os balanços não refletem a realidade, como no caso da Americanas, o mercado em geral perde a confiança na empresa, o que gera uma enxurrada de desinvestimento que derruba o preço das ações, prejudicando milhares de acionistas, desde os mais ricos até os minoritários. Para se ter uma ideia, apenas no dia 12 de janeiro de 2023, as ações das Americanas caíram 77%, o que representa 8,4 bilhões de reais em valor de mercado", diz trecho do pedido apresentado pelo deputado.
A abertura da CPI agora está nas mãos do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).