Veja como ficou a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados após eleições
Parlamentares retomam trabalhos legislativos nesta 5ª feira (2.fev)
Camila Stucaluc
Logo após assumirem os cargos de deputado na Câmara, os parlamentares precisaram escolher a composição da nova Mesa Diretora da Casa. Em votação realizada na 4ª feira (1º.fev), os políticos reelegeram Arthur Lira (PP-AL) como presidente, em uma votação recorde que contou com o apoio de 464 dos 513 congressistas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Também foram eleitos para compor a mesa o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), que recebeu 458 votos para ocupar o cargo de 1º vice-presidente, e o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que assumiu a cadeira de 2º vice-presidente. Já o cargo de 1º secretário foi destinado ao deputado Luciano Bivar (União Brasil-PE).
Confira a composição completa da Mesa Diretora da Câmara:
- Presidente: Arthur Lira (PP-AL)
Fica responsável por representar a Casa em pronunciamentos coletivos e deve definir a pauta de votações do Plenário, além de supervisionar todos os trabalhos da instituição. Com o cargo, Lira também integra os conselhos da República e Defesa Nacional e pode substituir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em determinadas ocasiões.
- 1º vice-presidente: Marcos Pereira (Republicanos-SP)
Além de substituir Lira em momentos de ausência, Pereira deve elaborar pareceres sobre requerimentos de informações e projetos de resolução.
- 2º vice-presidente: Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
Fica responsável por substituir o Lira quando Pereira não estiver disponível. Cavalcante também tem que estimular a interação institucional da Câmara com Legislativos estaduais e municipais, bem como examinar pedidos de ressarcimento de despesas médicas dos deputados.
- 1º secretário: Luciano Bivar (União Brasil-PE)
Deve supervisionar os serviços administrativos e de pessoal da Casa e enviar requerimentos de informação aos ministros. Também pode ratificar as despesas da Câmara e credenciar assessores, profissionais da imprensa e empresas prestadoras de serviços.
- 2º secretária: Maria do Rosário (PT-RS)
Trata das relações internacionais da Casa, principalmente da emissão de passaportes. Rosário cuida ainda dos programas de estágio oferecidos pela instituição.
- 3º secretário: Júlio Cesar (PSD-PI)
Fica responsável pela concessão de licenças médicas e de missões especiais de parlamentares.
- 4º secretário: Lucio Mosquini (MDB-RO)
Deve administrar os apartamentos funcionais da Câmara.
Em caso de ausência, os suplentes serão André Ferreira (PL-PE), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Beto Pereira (PSDB-MS) e Pompeo de Mattos (PDT-RS).
Leia também
+ Bolsonaristas sinalizam vida difícil a Pacheco e governo promete diálogo
+ Após "cochilar", Lula respira aliviado com vitória de Pacheco no Senado
+ "Impeachment não pode ser balizado pelo Senado", diz Pacheco