Publicidade
Congresso

Parlamentares repercutem demissão do comandante do Exército

Segundo Renan Calheiros, Lula acertou ao exonerar Júlio César de Arruda

Imagem da noticia Parlamentares repercutem demissão do comandante do Exército
Prédio do Congresso Nacional (Divulgação)
• Atualizado em
Publicidade

Vários parlamentares se manifestaram neste sábado (21.jan) sobre a demissão do comandante do Exército, Júlio César de Arruda. Publicaram mensagens, no Twitter, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), e os deputados federais Glauber Braga (Psol-RJ), a deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) e Rui Falcão (PT-SP), entre outros.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo o senador por Alagoas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acertou ao exonerar Arruda. "As razões são as mesmas que deveriam ter impedido a própria nomeação. Não podemos tergiversar ou hesitar no combate aos golpistas. O Brasil precisa se reencontrar com sua história", complementou.

Glauber, por sua vez, disse que "romper com a armadilha de nomeação por antiguidade [para o comando do Exército] e antes do novo governo tomar posse é acertado". "O Comandante em chefe das Forças Armadas é Lula. Agora é ele quem está nomeando o novo Comandante do Exército. Que prestem continência a quem venceu as eleições!".

Já Sâmia Bomfim afirmou que Arruda deixou o comando da instituição "por uma crise de confiança ao não ter postura contundente contra o golpismo". "É preciso uma reforma intensa nas Forças Armadas. Derrotar o golpismo e punir os golpistas!", acrescentou.

Segundo Rui Falcão, ao trocar o ocupante do principal cargo do Exército, Lula "reafirma sua autoridade como comandante supremo das Forças Armadas. Chega de tutela!". O deputado Ivan Valente (Psol-SP) foi outro a se manifestar. De acordo com ele, "após a intentona do dia 8, ele [Arruda] não só não se pronunciou contra os acampamentos golpistas como impediu a prisão de terroristas na porta do QG do Exército". "Lula tá certo, o Brasil não aceitará tutela militar", concluiu.

O deputado federal Bohn Gass (PT-RS) afirmou que Arruda "mantinha golpistas em postos de comando, o que levou Lula a demiti-lo, no que fez muito bem".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade