Fabiano Contarato será o novo líder da bancada do PT no Senado
O senador é filiado à sigla desde janeiro do ano passado; disse receber missão "com imensa alegria"
Guilherme Resck
O Partido dos Trabalhadores escolheu, nesta 4ª feira (18.jan), o senador Fabiano Contarato (PT-ES) para o ser o novo líder da bancada da sigla no Senado. Na função, ele substituirá Paulo Rocha (PT-PA), cujo mandato na Casa terminará em fevereiro. Da reunião em que a escolha do novo líder foi feita, participaram os atuais e futuros senadores petistas. O encontro durou cerca de três horas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Contarato é filiado ao PT desde 28 de janeiro de 2022. Ele chegou a ser pré-candidato a governador do Espírito Santo no ano passado, mas teve a pré-candidatura retirada pelo partido, devido a uma aliança selada entre este e o PSB.
O petista nasceu em 20 de junho de 1966, em Nova Venécia (ES). Possui graduação em direito pela Universidade Vila Velha (1990), pós-graduação em direito penal e processual penal pelo Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) e pós-graduação em impactos da violência na escola pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Foi delegado da Polícia Civil do Espírito Santo e professor de direito. É senador capixaba desde 1º de fevereiro de 2019, tendo sido eleito com 1.117.036 votos, filiado à Rede Sustentabilidade; foi o primeiro homossexual assumido a se eleger ao Senado.
Nesta tarde, pelo Twitter, ele disse receber a missão de ser líder da bancada do PT no Senado "com imensa alegria e senso de responsabilidade". "Agradeço a confiança e o apoio dos meus companheiros de luta na Casa. Trabalharei incansavelmente para que o governo do presidente Lula seja vitorioso nas decisões da Casa e consigamos promover justiça social, emprego, saúde, educação e segurança para nosso povo voltar a ser feliz de novo", complementou.
Veja também: